Comentários em blogs: ter ou não ter?

Na semana passada me vi envolvido numa discussão acerca dos comentários nos blogs, e a minha posição, como não poderia deixar de ser, era contrária a eles.
A principal acusação que me fazem é de que um blog sem comentários não é um blog, e que não há sentido algum em ter um blog se os leitores não puderem comentar.
É claro que tudo é uma questão de foco, e por isso vou tentar esclarecer um pouco melhor meu ponto de vista.
Por razões de clareza tentarei dividir o assunto em partes, correndo o risco de levianamente simplificar demais. É a vida.
A primeira questão a ser entendida é que um blog pode ter, basicamente, dois objetivos (não excludentes entre si):
Quando eu digo que sou contrário aos comentários em blogs, refiro-me a quem queira ganhar dinheiro com eles. Se o objetivo do blog for qualquer outro além de dar lucro, aí sim os comentários não só são adequados como são necessários.
Antes que você me pergunte por que há comentários abertos (apesar de 100% moderados) aqui no Lucrando na Rede, eu digo que o meu primeiro objetivo com este site não é ganhar dinheiro, mas sim discutir assuntos ligados a este nicho, trocar ideias, e portanto os comentários são abertos e funcionais. O que eu faturo por aqui é lucro adicional, nada mais.
Esta é outra questão importantíssima, mas quase sempre muito negligenciada.
Se você quer ter comentários abertos em seu blog, você deve estar preparado para tudo, e acima de tudo deve estar disposto a responder cada comentário que receber. Nenhum leitor deve ficar sem resposta, e as respostas sempre devem ser polidas e educadas.
Eu não consigo cumprir essa regra.
A maioria dos comentários que chegam aos blogs são de gente que nem leu o texto, e se leu foi incapaz de pensar para interpretar. No comentário sem pé nem cabeça que deixam, eles pedem para receber mais informações por e-mail, como se mudando o meio no qual recebem a mensagem seu entendimento fosse automaticamente se expandir.
Enquanto você tem meia dúzia de comentários por dia, até pode ser que dê uma vontadezinha de ensinar essas almas perdidas a encontrarem a própria luz, mas à medida que os comentários se acumularem às centenas, e você perceber que não adianta nada tentar ensinar sobre feeds, favoritos, papel e lápis, ou qualquer outro meio de a pessoa saber voltar ao seu blog posteriormente, aí então você também vai parar de responder os comentários, e talvez até mesmo de moderá-los (há clientes meus com milhares de comentários aguardando moderação, e eles não têm saco para lidar com essa imbecilidade).
Você terá de lidar com dois tipos de spams no seu blog: os FDPs assumidos, que usam ferramentas automáticas par postar comentários em larga escala, e quase sempre são detectados pelos plugins de antispam; e os FDPs supremos, uma raça desprezível que vai manualmente nos posts dos seus comentários tentar “fabricar” um link válido.
São estes últimos as bestas que em vez de deixar o próprio nome no campo de nome de um formulário de comentário deixam o nome do blog, ou ainda pior, deixam palavras chave. Esses são execráveis, pois desrespeitam totalmente  o blog alheio na ânsia de construir links para seus blogs xexelentos.
Pense que enquanto poderia estar pesquisando para fazer um novo post que atraísse bastante visitação, e em consequência rendesse bastante dinheiro, você terá de estar sujando suas mãos para remover esse tipo de detrito deixado em seu blog por estes filhos de chocadeira.
Sim, ajudam.
Mas também ajudam a sobrecarregar o blog (no caso de centenas de comentários por página) e a gerar conteúdo duplicado (no caso de comentários paginados).
Sim, alguns agregam. Mas são poucos, e 100% das vezes são comentários espontâneos, que não necessitam de nenhum incentivo para serem deixados.
Aqui no Lucrando na Rede, mesmo, temos dos tipos de comentários: o dos pidões e os comentários sensacionais. Estes são deixados por leitores que também querem compartilhar conhecimentos e pontos de vista, e que acreditam em uma boa discussão como fator de enriquecimento para quem comenta, para quem responde, e para quem lê. Só precisa de incentivo aquele tipo de filho de mula que se acha importante demais para deixar um comentário num blog alheio, a não ser que esteja ganhando alguma coisa (como um link válido, dinheiro — como tem blogueiro querendo remunerar comentarista, já vi por aí — ou pelo menos babação de ovo).
É claro que aqui estou sendo propositalmente radical, para explicar meu modo de vista. Entretanto, até mesmo os comentários dos tubérculos e dos filhos de chocadeira podem ser úteis, no mínimo para você descobrir novas palavras chave sobre as quais escrever, ou para você encontrar sugestão de pauta que poderá agradar gente de verdade.
É por isso que digo que quem quiser em primeiro lugar ganhar dinheiro com seus blogs, vai abominar os comentários, como eu os abomino.
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