Não sei se uma página de fãs do blog com pouco mais que 500 membros me dá muita autoridade para fazer um post sobre páginas de fãs no Facebook. No entanto, grande parte do que abordo aqui no blog sempre foi um relato daquilo que eu estou a fazer, e como tal no post de hoje vou falar um pouco sobre isto, em especial para poder partilhar uma valiosa dica que encontrei e que comecei a por em prática.
Partindo do principio que já têm sites com um número interessante de visitas diárias, já deviam ter a respectiva página de fãs no Facebook. Se for esse o caso, e de forma a aumentar o número de visitas que se convertem em fãs, deviam ter uma “página de aterragem”, ou no caso do Facebook, um “separador de aterragem”, especifico para os visitantes que ainda não são fãs da página.
Criar este “separador de aterragem” é bastante simples, e vou dar uma breve explicação de como fazê-lo, mas não é esta a ideia mais importante a retirar deste post.
FBML Estático
Primeiro têm que instalar a aplicação FBML Estático na página de fãs escolhendo a opção “Adicionar à minha página”. Em seguida voltam à página de fãs e escolhem a opção “Editar Página” e depois “Aplicações”. Encontrem a aplicação FBML e escolham a opção “Ir para aplicação” de forma a que se abra uma página onde podem editar a aplicação. Aqui podem adicionar código FBML (que é uma espécie de HTML para o Facebook).
Como os meus conhecimentos técnicos são poucos ou nenhuns, eu limitei-me a adicionar um banner, feito pela An Oliveira, onde convidava as pessoas a fazerem “gosto” à página (ver imagem), e dei o nome de “Gosto!” (podem escolher outro qualquer) ao “separador”.
O passo seguinte também é importante, e consiste em fazer deste recém criado separador a “página de aterragem” obrigatória para qualquer visitante que ainda não seja fã da página. Para fazer isto, na secção de “Gerir Permissões” da página de fãs, escolhem o separador que querem como página de destino. No meu caso é o separador chamado “Gosto!”.
Quer estejam a usar uma simples imagem, como neste caso, ou um separador com muito fbml feito por profissionais, quase todas as página de fãs do Facebook têm como página de aterragem o separador especialmente criado para o efeito em vez do tradicional “mural”.
Personalizar o separador de aterragem
O que descrevi até aqui é o que já devia estar a ser feito em qualquer página de fãs do Facebook, mas o que encontrei no ViperChill, e que quero partilhar, permite-nos personalizar o separador com o nome do visitante, e permite-nos ainda adicionar uma “segunda página” que aparece depois de o visitante fazer “Gosto” à página de fãs.
Qualquer membro do Facebook que visite a página do blog e que ainda não seja fã vai ver uma página personalizada com o seu nome. A razão para isto é que este tipo de personalização aumenta as taxas de conversão, o que neste caso quer dizer fazer o respectivo “gosto”.
Aproveitando a confiança conquistada, e que levou o visitante a fazer “gosto” à pagina, em seguida é lhe mostrada uma “segunda pagina” onde posso transmitir outra mensagem, fazer recomendações (por exemplo, os melhores posts do blog), ou no meu caso, pedir para subscrever a newsletter do blog.
Depois de a An Oliveira fazer as respectivas alterações ao banner, de forma a poder incluir o nome do visitante, e no curto espaço de tempo desde que implementei as alterações, posso confirmar que a percentagem de pessoas que em seguida subscreve a newsletter da Aweber é mesmo muito elevado!
Podem ver aqui as imagens da página personalizada bem como da página que aparece depois de feito o “gosto”.
Em vez de estar para aqui a inventar, eu vou disponibilizar o código fbml tal como ele é fornecido pelo Glen Allsopp do ViperChill. Basta copiarem o código para a separador FBML, mudar o respectivo URL das duas imagens (a que aparece antes e depois de se fazer “gosto”), bem como do respectivo texto, que no meu caso é o formulário de captação de emails da Aweber.
Mesmo com reduzidos conhecimentos de FBML podem alterar o tamanho da font, a cor, e a localização onde aparece o nome do membro do Facebook, mas em vez de estar eventualmente a complicar o post com muitos detalhes, ou a falar de coisas que também não domino bem, como é o caso do código FBML, deixo eventuais dúvidas para serem respondidas nos comentários do post. Chamo apenas a atenção que se estiverem no Facebook como “administrador” da página
não vão ver os resultados correctamente!
Penso que já quase todos têm páginas de fãs no Facebook, certo? Estão a usar um separador de aterragem? Vão implementar esta ideia da personalização?
View the original article here
0 Comentários