A optimização de campanhas Adwords é um dos serviços que mais me requisitam. Felizmente esta é também uma das áreas onde facilmente e rapidamente consigo fazer melhorias. Ás vezes de um dia para o outro. Hoje quero partilhar os 3 passos com que começo para melhorar a performance de uma conta Adwords.
O cenário que encontro
Normalmente quando vêm ter comigo para optimizar e melhorar uma campanha Adwords, esta tem apenas um grupo de anúncios onde estão incluídas todas as palavras chaves e normalmente com correspondência ampla. Por qualquer razão, cada um destes grupos de anúncios têm depois muitos anúncios, mas hoje não vou entrar por ai.
No cenário que acabei de descrever, mesmo que o grupo de anúncios apenas tivesse uma palavra chave, por exemplo “sapatos” para uma loja online de venda sapatos, a realidade é que com uma correspondência ampla os anúncios estão a ser exibidos para centenas, senão mesmo milhares de palavras chaves diferentes.
Passo 1 – A primeira coisa a fazer é então identificar quais são as palavras especificas que estão a accionar os anúncios. Para isso escolhem o tab “Palavras-chaves” no grupo de anúncios na conta Adwords e depois a opção “Ver termos de pesquisa…” >> “Todas” (ver imagem). Este relatório vai mostrar todas as palavras que fizeram com que os anúncios fossem exibidos. Algumas das palavras vão ter um peso muito grande em termos do número de vezes que foram pesquisadas, outras bem por isso. São as primeiras que nos interessam para o passo seguinte.
Passo 2 – Depois de identificarmos as palavras chaves que são mais pesquisadas, vamos escolher algumas delas para criar um novo grupo de anúncios. Voltando ao exemplo do site de comércio electrónico que vende sapatos, podíamos constatar que palavras chaves relacionadas com “sandálias” estão a originar muitas impressões dos anúncios.
Vamos então anotar estas palavras chaves (podemos fazer o download em formato Excel) e criar um novo grupo de anúncios para estas palavras chaves relacionadas com “sandálias”. Neste novo grupo de anúncios vamos criar anúncios onde, e sempre que possível, vamos tentar incluir a palavra chave “sandália” no anúncio. Podemos fazer isto com dynamic keyword insertion ou incluindo mesmo a palavra no texto e título dos anúncios.
O grupo de anúncios para a palavra chave “sandálias” deve também ter como página de aterragem (página de destino) a página no site onde vendemos sandálias.
O resultado destas medidas é uma melhoria no Quality Score das palavras chaves. Isto porque passamos a ter grupos de anúncios com palavras chaves mais relacionadas e específicas, uma melhor relação entre as palavras chaves e os anúncios, e ainda uma maior relevância da página de aterragem. As primeiras duas medidas vão ainda ter um impacto positivo no CTR (percentagem de cliques) dos anúncios (o que também influencia de forma positiva o Quality Score).
Passo 3 - No último passo vamos voltar ao relatório de termos de pesquisa (passo 1) e assinalar as palavras chaves que adicionamos ao novo grupo de anúncios e
adiciona-las como palavras chaves negativas ao grupo de anúncios original. Este passo é muito fácil, porque depois de assinaladas as palavras chaves, aparece a opção “Adicionar como palavra-chave negativa”. Aqui limitam-se a aceitar as opções default (que aparecem assinaladas) mas que são: adicionar palavras chaves a nível de grupo de anúncios, e com correspondência exacta de termo.
Este passo é muito importante, porque se as palavras chaves não forem adicionadas como palavras chaves negativas ao grupo de anúncios original vão muito provavelmente continuar a ser exibidas neste grupo de anúncios em vez do novo grupo que criamos para o efeito!
Notas finais
É muito provável que vamos repetir estes passos mais que uma vez para diferentes grupos de palavras chaves. Eu por norma, e baseado em experiência própria, nunca retiro a palavra chave “base” ao grupo de anúncios com que começamos. No nosso exemplo, e no final de tudo, eu acabaria por manter a palavra chave principal (sapatos) no grupo de anúncios original. Isto para aproveitar o historial da campanha original da conta Adwords.
Quando criamos o novo grupo de anúncios com as palavras chaves que vamos retirando do grupo de anúncios original, eu costumo optar pela correspondência de expressão. Ocasionalmente, e para palavras chaves muito específicas, poderia optar pela correspondência exacta, mas isto é raro.
Por último, e como disse em cima, estes novos grupos de anúncios têm todas as condições para que as palavras chaves tenham um Quality Score mais elevado. Isto por sua vez vai baixar o preço necessário a pagar por clique, e pode ao mesmo tempo melhorar a posição em que os anúncios aparecem nas pesquisas, coisas que vão certamente contribuir para melhorar em muito a rentabilidade das campanhas Adwords!
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