Nos comentários do post sobre como ganhar
dinheiro com jogos online, o nosso amigo NetDentista fez a seguinte pergunta:
Custodio, só por curiosidade, você usa só anúncios gráficos ou também de texto?
Conhecendo o nosso amigo como conheço, eu imagino que ele já tenha testado esta situação e queira apenas que eu confirme (ou não) as conclusões a que ele chegou.
Em sites de jogos devo usar apenas anúncios gráficos?
Partindo da premissa que no Adsense é preciso testar tudo, e aproveitando toda a informação disponibilizada pelo novo interface do Adsense, em Novembro passado decidi analisar esta questão num dos meus sites de jogos.
Comecei por comparar a performance dos anúncios gráficos contra os anúncios de texto num dos meus site de jogos, precisamente por pensar que, neste tipo de site, os anúncios gráficos teriam uma performance muito melhor. Fui então à conta Adsense, e no relatório de URL, escolhi a opção “View: Ad Types” (ou “Visualizar: Tipos de Anúncios”).

Como podem ver pela imagem, confirmou-se então a minha suspeita inicial de que os anúncios de imagem teriam um CTR (percentagem de cliques) muito superior aos anúncios de texto. A diferença é mesmo brutal, com a percentagem de cliques a ser 15 vezes mais elevada nos anúncios de imagem.
Já o rendimento por cada mil impressões (RPM), uma métrica muito mais importante, também é 5 a 10 vezes mais elevada nos anúncios de imagem. Esta diferença é menor devido ao valor mais reduzido por clique dos anúncios de imagem.
No global o site apresentava um rendimento por clique médio de €0.08 e um rendimento por cada mil impressões de €0.55.
Como os anúncios de texto representavam cerca de 30% de todos os anúncios exibidos, seria de esperar que eliminado estes anúncios com baixíssimo CTR, o CTR global aumentá-se, e os respectivos rendimentos RPM também.
Munido com esta informação, testei o óbvio: alterei os anúncio no site para apenas exibirem anúncios de imagens.
O resultado inesperado
Durante cerca de 9 dias testei então esta minha tese: que eliminando os anúncios de texto do site os rendimentos aumentariam.
O primeiro resultado desta minha experiência foi o esperado e o CTR do site aumentou. No entanto, este foi o único aspecto positivo deste teste, pois o valor médio dos cliques caiu 38% de €0.08 para €0.05.
Olhando para os dados é fácil perceber porque é que isto aconteceu. Como o Adsense funciona como uma espécie de leilão, em que os anunciantes licitam entre si para aparecer no site, ao eliminar um conjunto de anunciantes, em especial aqueles que estavam dispostos a pagar mais, os restantes anunciantes tinham que pagar muito menos para continuar a aparecer no site.
Como a descida no valor pago por clique não chegou para compensar a subida do CTR, os rendimentos por mil impressões acabaram também por baixar cerca de 25%.
Ao fim de 9 dias, terminei este teste, e voltei a permitir anúncios de texto e gráficos no site, tendo verificado logo um aumento no valor por clique e no rendimento por mil impressões.
Moral da história
Com o Adsense a moral é sempre a mesma: testar tudo, e comprovar os resultados, pois nem sempre as conclusões são óbvias.
Para terminar gostava de saber se têm aproveitado os dados disponíveis na conta Adsense para fazer este tipo, ou outro, de teste.
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