Há não muito tempo escrevi aqui sobre o que significava ter, ou ser penalizado por, conteúdo duplicado. Nessa altura, há cerca de 2 meses, era consenso que ter conteúdo duplicado não significava mais que ver esse conteúdo filtrado (mal indexado) nos motores de busca, sem que isso tivesse qualquer tipo de impacto no site e no restante conteúdo.
Não muito tempo antes disso escrevi sobre auto-blogging, que funciona essencialmente com conteúdo retirado de outros sites, e nos comentários desse post podemos ler alguns testemunhos de pessoas que se têm dado bem com este modelo de negócio.
Pois bem, não semana passada, e na sequência de alguns posts negativos em relação aos resultados apresentados nas pesquisa no Google, houve alterações ao algoritmo que se podem considerar significativas, e que podem ter impacto em auto-blogs e outro tipo de sites. Aliás, lendo por entre as linhas, eu diria que a postura do Google em relação ao conteúdo duplicado muda de forma significativa.
Mudança no algoritmo
As alterações ao algoritmo entraram em efeito por volta do dia 27/28 de Janeiro e consistem em duas mudanças essenciais:
Desvalorização de conteúdo de baixa qualidade – Esta alteração visa essencialmente aquilo que é chama de “content farms“, sites que produzem milhares de páginas dor dia de conteúdo de baixa qualidade cujo principal objectivo e captar visitantes dos motores de busca para clicar nos anúncios Adsense. Estes sites são conhecidos por todos, e o melhor exemplo que me ocorre é o ehow, um dos sites mais visitados do mundo, que normalmente aparece na primeira página do Google para muitas pesquisas, mas cujo conteúdo é de baixíssima qualidade. Embora este seja um dos meus exemplos preferidos de content farm, o mais recente gráfico do Alexa.com ainda não revela qualquer quebra no número de visitas para esse site.
Outro bom exemplo de content farm é o Answers.com, que para além da baixa qualidade do conteúdo, tem ainda anúncios Adsense que se confundem completamente com o conteúdo, pois como sabem, estes sites podem alterar os anúncios de formas que não estão disponíveis para nós. Reparem mesmo neste exemplo que encontrei enquanto fazia pesquisa para este post:
Ataque mais cerrado ao conteúdo duplicado – São (ou será “eram”?) cada vez mais as queixas de sites cujo conteúdo original indexa abaixo do mesmo conteúdo copiado por auto-blogs e sites agregadores de notícias com pouco ou nenhum conteúdo original. Exemplos disto estão em todo o lado, e são demasiado óbvios para simplesmente ignorar. Como tal parece-me que grande parte do update no algoritmo prende-se com a capacidade do Google reconhecer (melhor) a fonte do conteúdo original e de penalizar sites que tenham uma grande quantidade de conteúdo duplicado.
Eu penso mesmo que podemos passar a ter sites inteiros penalizados por terem muito conteúdo duplicado, ao contrário do que se passava at´´é agora. Uma das indicações disto é esta afirmação de um funcionário do Google no forum dos webmasters:
If you do have such high-quality, unique and compelling content, I’d recommend separating it from the auto-generated rest of the site, and making sure that the auto-generated part is blocked from crawling and indexing, so that search engines can focus on what makes your site unique and valuable
Traduzido por “miúdos”, ele vai ao ponto de recomendar que em sites com muito conteúdo duplicado se faça uma separação (por exemplo, usando o “noindex”) do conteúdo que é duplicado do restante, de forma que o duplicado não seja indexado (ou seja “visto”) pelo Google. Parece-me que nesta afirmação se subentende que esse conteúdo duplicado pode prejudicar o restante site.
Notaram variações no número de visitantes?
Com a mudança mais significativa no algoritmo do Google dos últimos meses (se não mais), é caso para perguntar se notaram variações significativas no número de visitantes que recebem do Google. No caso afirmativo, em que tipo de sites se notam maiores diferenças?
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